Coordenador : Adriana Pittella Sudré
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389875.2199.54176.24022023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : As ações de educação em saúde serão realizadas com a população infantojuvenil das escolas públicas e particulares de Niterói (mínimo de 5 escolas. Considerando uma turma de 20 alunos por escola visitada, seriam 100 alunos e 5 docentes atingidos). Também serão promovidas duas exposições/feiras interativas para a população de Niterói, com uma estimativa de público de 30 pessoas por evento, totalizando 60 pessoas. Também serão divulgadas informações por meio de plataforma online (website) direcionadas a população acima de 18 anos (considerando 20 acessos mensais ao website, em 9 meses de projeto, estimamos atingir cerca de 180 pessoas). É importante destacar que o quantitativo do público atendido pode variar ao longo do projeto, em virtude das diferentes ações desenvolvidas e da interação entre os participantes, sendo difícil prever com exatidão um número de sujeitos atendidos. Considerando-se que a interação dialógica é um eixo fortemente presente neste projeto, e que a troca de saberes com a população alvo permitirá a formação de novos saberes e olhares dos docentes e discentes da equipe do projeto, consideramos que estes também integram, indiretamente, o público-alvo desta proposta.
Local de atuação: Escolas públicas e particulares do município de Niterói; internet / online
Objetivo
Objetivo geral: difundir o conhecimento acerca das enteroparasitoses e da importância das ações preventivas por meio de atividades de educação popular em saúde. Objetivos específicos: - Obter dados acerca do conhecimento prévio da população sobre parasitoses intestinais; - Elaborar atividades lúdicas e interativas que promovam a divulgação de conhecimento científico sobre enteroparasitoses e a conscientização da população de Niterói; - Produzir de forma compartilhada com a comunidade material gráfico educativo inclusivo e de divulgação sobre o tema; - Produzir ebook voltado para professores da educação básica contendo estratégias para abordagem do tema enteroparasitoses em escolas; - Realizar divulgação científica no tema parasitoses intestinais.
Resumo
As parasitoses intestinais apresentam ampla distribuição geográfica e significativa morbimortalidade em áreas de vulnerabilidade socioeconômica. Para seu controle, além de medidas governamentais relacionadas ao saneamento básico, é fundamental a conscientização da população sobre essas doenças, em especial no que se relaciona à prevenção. Assim, esse projeto visa promover uma maior conscientização da população infanto-juvenil das escolas públicas e particulares do município de Niterói e da população leiga como um todo acerca das enteroparasitoses mais prevalentes em nossa comunidade e promover a educação em saúde por meio da construção compartilhada de materiais educativos, dinâmicas interativas, formulários e divulgação científica.